O curso acadêmico de mestrado em Saúde Coletiva da UEFS foi criado em 1997 e forneceu as bases para a implantação do PPGSC/UEFS. O processo seletivo se faz por linha de pesquisa e é orientado por uma vinculação direta com os projetos de pesquisa em andamento no Programa.
As inscrições para a seleção de candidatos são abertas, anualmente no segundo semestre, mediante edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, num total de 16 vagas, sendo 07 de ampla concorrência, 02 vagas institucionais da UEFS, 05 vagas referente à Política de Ações Afirmativas (candidatos autodeclarados negros); 02 vagas referente à Política de Ações Afirmativas (indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas trans e pessoas com deficiência). A seleção é realizada em quatro etapas: prova escrita de conhecimentos em Saúde Coletiva (eliminatória); Avaliação da proposta de projeto; avaliação de currículo; e entrevista.
O mestrado tem como objetivos formar docentes para o ensino da Saúde Coletiva em nível de graduação e pós-graduação, formar pesquisadores no campo epistemológico da Saúde Coletiva, qualificar trabalhadores de saúde para o Sistema Único de Saúde.
O Curso de mestrado é presencial, com duração de 24 meses, possuindo duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa:
- Área de Concentração Epidemiologia, com as seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia em Saúde Bucal; Saúde, Trabalho e Ambiente; Saúde de Grupos Populacionais Específicos;
- Área de Concentração Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, com a linha de pesquisa: Politicas, Planejamento, Avaliação de Sistemas, Serviços e Programas de Saúde
Para a conclusão do curso de Mestrado, o discente deve integralizar 31 créditos:
- 13 créditos em componentes curriculares obrigatórios do tronco comum;
- 08 créditos em componentes curriculares obrigatórios da área de concentração;
- 04 créditos em componentes curriculares optativos;
- 06 créditos em atividade de Pesquisa Orientada
O discente deve também, cumprir as seguintes atividades obrigatórias:
- Pesquisa Orientada;
- Seminários Avançados;
- Estágio de Docência.
O PPGSC/UEFS disponibiliza bolsas, através de edital interno, sendo a quantidade e critérios de seleção alinhados às agências de fomento: CAPES, FAPESB e CNPq.