O curso acadêmico de doutorado em Saúde Coletiva da UEFS foi implantado em 2016. O processo seletivo se faz por linha de pesquisa e é orientado por uma vinculação direta com os projetos de pesquisa em andamento no Programa.

As inscrições para a seleção de candidatos são abertas, anualmente no segundo semestre, mediante edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, num total de 16 vagas, sendo 07 de ampla concorrência, 02 vagas institucionais da UEFS, 05 vagas referente à Política de Ações Afirmativas (candidatos autodeclarados negros); 02 vagas referente à Política de Ações Afirmativas (indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas trans e pessoas com deficiência). A seleção é realizada em quatro etapas: avaliação da proposta de projeto;  avaliação de currículo; avaliação do memorial e entrevista.

O doutorado tem como objetivo geral “Formar pesquisadores qualificados no campo da saúde coletiva que contribuam com a produção de conhecimento científico e tecnológico voltado para a promoção da saúde, do cuidado e qualidade de vida das populações, em especial das populações da região do semiárido, para a estruturação e organização dos serviços e elaboração de políticas, programas e ações de saúde”. E, como objetivos específicos:

  • Formar doutores na área de saúde coletiva que possam contribuir nas dimensões política, administrativa e social para gerar conhecimentos e soluções voltados para os problemas de saúde pública, identificando, acompanhando e interferindo no quadro de morbimortalidade geral e dos grupos populacionais específicos, considerando os seus determinantes e as políticas públicas;
  • Qualificar docentes para o desenvolvimento de pesquisas originais no campo da Saúde Coletiva e para o ensino qualificado em cursos de graduação e pós-graduação;
  • Capacitar criticamente profissionais para intervir no processo de formulação e gestão de políticas públicas no campo da docência, pesquisa e atenção em saúde coletiva.

O Curso de doutorado é presencial, com duração de 48 meses, possuindo duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa:

  1. Área de Concentração Epidemiologia, com as seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia em Saúde Bucal; Saúde, Trabalho e Ambiente; Saúde de Grupos Populacionais Específicos;
  1. Área de Concentração Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, com a linha de pesquisa: Politicas, Planejamento, Avaliação de Sistemas, Serviços e Programas de Saúde

Para a conclusão do curso de Doutorado, o discente deve integralizar 44 créditos:

  • 16 créditos em componentes curriculares do núcleo básico obrigatório;
  • 18 créditos em componentes curriculares do núcleo básico de optativas;
  • 06 créditos em componentes curriculares de formação complementar;
  • 04 créditos em atividade de Pesquisa Orientada

O discente deve também, cumprir as seguintes atividades obrigatórias:

  • Pesquisa Orientada;
  • Seminários Avançados;
  • Estágio de Docência.

O PPGSC/UEFS disponibiliza bolsas, através de edital interno, sendo a quantidade e critérios de seleção alinhados às agências de fomento: CAPES, FAPESB e CNPq.