Todos os anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação, realiza coleta de dados (Coleta CAPES) junto aos Programas de Pós-graduação (PPG) Stricto Sensu, sendo que o fechamento destas avaliações ocorre a cada quatro anos (Avaliação Quadrienal), momento em que é emitido o conceito do PPG que varia do valor 3 (nota mínima) ao valor 7 (nota máxima).
Para a avaliação quadrienal, a CAPES avalia três eixos:
1. PROGRAMA:
1.1- Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa;
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa;
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual– bibliográfica, técnica e/ou artística.
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual.
2. FORMAÇÃO:
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa.
2.2 Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos.
2.3 Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida.
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente do programa.
2.5. Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação do programa.
3. IMPACTO NA SOCIEDADE
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa.
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa.
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional e nacional) e visibilidade do programa.